Por Stéphani Bertulani Lourencini
Como professora de informática, tenho observado que a tecnologia
muda constantemente e traz cada vez mais descobertas e desafios para
alunos e educadores. Assim, percebi a importância de conhecer as etapas
dessa evolução e acompanhar o seu desenvolvimento constante e rápido.
Para isso, criei o projeto Geração Tecnológica, com o objetivo de
incentivar os alunos de 8º e 9º anos do Ensino fundamental da EMEF
Darcy Ribeiro, em Guarapari, no Espírito Santo, a pesquisarem sobre como
a tecnologia tem avançado e como isso interfere em nossas vidas.
Percebi que os estudantes iam ao laboratório para jogar. Então, comecei a
puxá-los para outro lado: mostrei as milhares de ferramentas
tecnológicas que podem ser exploradas de forma mais didática, mais
voltada para a educação, para instigar o pensamento e raciocínio.
A partir de pesquisas utilizando a internet como fonte principal
de reportagens, vídeos e imagens da evolução dos equipamento
tecnológicos, nós montamos uma exposição com cartazes e os próprios
objetos. Pegamos aparelhos antigos que alguns estudantes tinham, como
rádio e computadores, e colocamos na exposição junto com os atuais para
fazer uma comparação. Nós estudamos como a tecnologia surge e avança,
mas precisa ser canalizada para o bem, como a facilitação da
comunicação. Os alunos das faixas etárias envolvidas no projeto quase
não tiveram a vivência de mandar cartas, por exemplo. Então, alguns
fizeram entrevistas com os pais para conseguir essas informações. Eles
perceberam que a internet vem trazendo um leque muito grande de
conteúdo, dando acesso facilitado a tudo o que precisamos saber.
Além da exposição e dos cartazes, ajudei os alunos do 9º ano a
montarem duas peças de teatro, que contaram de forma bem humorada como
nós somos dependentes da tecnologia atualmente. Uma delas mostrava uma
pessoa de idade lendo jornal impresso. Então, surgia um aluno com um
tablet, explicando como é possível visualizar as mesmas notícias pelo
aparelho.
Depois do projeto, os jovens perceberam quanto a tecnologia pode
contribuir na elaboração dos trabalhos, pesquisas e investigações. Há
algum tempo, para fazer trabalho em grupo, por exemplo, era preciso
marcar um encontro na casa de alguém, e todo mundo aparecia carregado de
livros. Por terem nascido em uma época mais evoluída em termos
tecnológicos, os alunos têm maior facilidade de recepção de conteúdos.
Com o acesso a internet, eles podem consultar textos, tirar dúvidas e
criar grupos online para debater as matérias.
Por ser uma proposta diferente que envolveu ferramentas
tecnológicas que aguçaram a curiosidade dos estudantes, houve
aprofundamento no tema. Apesar de ser um projeto voltado à tecnologia,
eles não ficaram presos ao uso do computador no laboratório. Nós
utilizamos outras ferramentas, como câmeras fotográficas e celulares, e
frequentamos outros espaços, como o auditório. Quando nós, professores,
realizamos projetos mais dinâmicos, os alunos adquirem um pouco mais de
confiança e passam a se envolver mais nas aulas, facilitando a
compreensão dos conteúdos trabalhados.
Fonte: Porvir
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